Educateca

Educateca Lugar de Aprender

Iniciamos este Blog com o objetivo de ressaltar a importância da matemática na educação das crianças.
Este blog tem como função a realização da ATPS da disciplina de metodologia da matemática sob orientação do Professor Cristian na Faculdade Anhanguera de Guarulhos.
Alunos:
Amanda de Farias Mendes RA: 3207566686
Marluce Angélica Dias de Oliveira RA: 3207566708
Renan Procópio RA: 3226022131
Rosemeire Lopes Cavalcanti RA: 3207510648

Não sabe o que fazer? Que tal um plano de aula?

Plano de Aula
Tema: A história da Matemática
Turma: 5° ano
Objetivo: que os alunos possam aprender e entender a origem da matemática e a influência dela em nosso cotidiano

Sensibilização:
O professor irá iniciar o assunto questionando a turma a respeito do que eles sabem das pirâmides do Egito e se já assistiram algum filme ou desenho sobre isso. Em seguida, irá instigá-los a pensarem como as construíram tão perfeitamente, se acreditam que houve algum cálculo matemático na construção delas e se já existia a matemática há tanto tempo atrás.

Desenvolvimento:
Após a introdução do assunto ficará mais estimulante e prazeroso o assunto sobre a história da Matemática.
O professor irá de maneira breve, estando aberto a perguntas que possam surgir, deixando a aula se tornar um debate sobre o assunto, mas com a intervenção dele conduzindo o assunto, uma vez que será necessário ensinar um assunto ainda desconhecido para eles, mas que poderá levantar diversos questionamentos.
Durante a história contada, também será colocado na lousa imagens dos primeiros povos que utilizaram a matemática, as pirâmides, escritas nas pedras e pergaminhos e a evolução ao longo dos anos, mapas que mostrem a localização dos países onde surgiu a matemática, para que eles, também,possam ter noção de distância e perceber como em tudo usamos os números e operações matemáticas.

A história:
A matemática surge por volta do século IX e VIII a.C., na região da Babilônia e Egito, mas se torna ciência na Grécia, por volta dos séculos VI e V a. C.
Diferente dos egípcios e dos babilônios que começaram a utilizar a matemática porque precisavam contar e trocar mercadorias, os gregos resolveram estudar a fundo a matemática e a tornaram uma ciência e uma matéria de estudo.
No 641 d. C., devido a Guerra Santa, a Grécia tem suas obras destruídas e a Índia apresenta uma matemática diferente: a Aritmética e a Álgebra e os hindus apresentam o “Zero” como novo símbolo matemático e com isso há uma reviravolta nos estudos desta ciência
Entre os muitos e importantes matemáticos que entraram para história, podemos destacar alguns pioneiros: Euclides que desenvolveu a geometria, seguido por Arquimedes e Apolônio de Perga que deram sequência no desenvolvimento destes estudos, Pitágoras, criador do teorema que relaciona por meio da geometria os lados do triângulo eqüilátero, René Descartes que desenvolveu a geometria analítica e Bhaskara que deu origem à formúla que leva seu nome e que é usada na resolução de equações, entre outros.
Em relação, as construções, podemos citar duas obras conhecidas e surpreendentes: as pirâmides do Egito, que demonstram um incrível conhecimento matemático e a civilização Maia desenvolvida na península Yucatán com construções de proporções gigantescas.

Ilustrações utilizadas:

Pirâmides do Egito


Jardim suspenso da Babilônia



Avaliação:
Os alunos deverão pesquisar obras arquitetônicas em cidades brasileiras que foram desenvolvidas utilizando a matemática e geometria, por exemplo, as obras de Niemayer em Brasília.

Interdisplinaridade:

O professor poderá trabalhar o mesmo conteúdo em história aprofundando a história destes povos. Utilizar a aula de artes para confeccionar figuras geométricas, inclusive o triângulo equilátero do Teorema de Pitágoras e Geografia para trabalhar a localização dos países.