Plano de Aula
Tema: A história da Matemática
Turma: 5° ano
Objetivo: que os alunos possam aprender
e entender a origem da matemática e a influência dela em nosso cotidiano
Sensibilização:
O professor
irá iniciar o assunto questionando a turma a respeito do que eles sabem das
pirâmides do Egito e se já assistiram algum filme ou desenho sobre isso. Em
seguida, irá instigá-los a pensarem como as construíram tão perfeitamente, se
acreditam que houve algum cálculo matemático na construção delas e se já
existia a matemática há tanto tempo atrás.
Desenvolvimento:
Após a
introdução do assunto ficará mais estimulante e prazeroso o assunto sobre a
história da Matemática.
O professor
irá de maneira breve, estando aberto a perguntas que possam surgir, deixando a
aula se tornar um debate sobre o assunto, mas com a intervenção dele conduzindo
o assunto, uma vez que será necessário ensinar um assunto ainda desconhecido
para eles, mas que poderá levantar diversos questionamentos.
Durante a
história contada, também será colocado na lousa imagens dos primeiros povos que
utilizaram a matemática, as pirâmides, escritas nas pedras e pergaminhos e a
evolução ao longo dos anos, mapas que mostrem a localização dos países onde
surgiu a matemática, para que eles, também,possam ter noção de distância e
perceber como em tudo usamos os números e operações matemáticas.
A história:
A matemática
surge por volta do século IX e VIII a.C., na região da Babilônia e Egito, mas
se torna ciência na Grécia, por volta dos séculos VI e V a. C.
Diferente
dos egípcios e dos babilônios que começaram a utilizar a matemática porque
precisavam contar e trocar mercadorias, os gregos resolveram estudar a fundo a
matemática e a tornaram uma ciência e uma matéria de estudo.
No 641 d.
C., devido a Guerra Santa, a Grécia tem suas obras destruídas e a Índia
apresenta uma matemática diferente: a Aritmética e a Álgebra e os hindus
apresentam o “Zero” como novo símbolo matemático e com isso há uma reviravolta
nos estudos desta ciência
Entre os
muitos e importantes matemáticos que entraram para história, podemos destacar
alguns pioneiros: Euclides que desenvolveu a geometria, seguido por Arquimedes
e Apolônio de Perga que deram sequência no desenvolvimento destes estudos,
Pitágoras, criador do teorema que relaciona por meio da geometria os lados do
triângulo eqüilátero, René Descartes que desenvolveu a geometria analítica e
Bhaskara que deu origem à formúla que leva seu nome e que é usada na resolução
de equações, entre outros.
Em relação,
as construções, podemos citar duas obras conhecidas e surpreendentes: as
pirâmides do Egito, que demonstram um incrível conhecimento matemático e a
civilização Maia desenvolvida na península Yucatán com construções de
proporções gigantescas.
Ilustrações utilizadas:
Pirâmides do Egito
Jardim suspenso da Babilônia
Avaliação:
Os alunos
deverão pesquisar obras arquitetônicas em cidades brasileiras que foram
desenvolvidas utilizando a matemática e geometria, por exemplo, as obras de
Niemayer em Brasília.
Interdisplinaridade:
O professor
poderá trabalhar o mesmo conteúdo em história aprofundando a história destes
povos. Utilizar a aula de artes para confeccionar figuras geométricas,
inclusive o triângulo equilátero do Teorema de Pitágoras e Geografia para
trabalhar a localização dos países.