Educateca

Educateca Lugar de Aprender

Iniciamos este Blog com o objetivo de ressaltar a importância da matemática na educação das crianças.
Este blog tem como função a realização da ATPS da disciplina de metodologia da matemática sob orientação do Professor Cristian na Faculdade Anhanguera de Guarulhos.
Alunos:
Amanda de Farias Mendes RA: 3207566686
Marluce Angélica Dias de Oliveira RA: 3207566708
Renan Procópio RA: 3226022131
Rosemeire Lopes Cavalcanti RA: 3207510648

JÁ OUVIU FALAR EM ÁBACO?


                                                              Formas diferentes de Ábaco


                       Ábaco


Momento Histórico

Forma de Contagem

Ábaco Romano

Surgiu na antiga mesopotâmia por volta de 3500 a.C.

Para calcular no ábaco romano é preciso saber utilizar a moldura de madeira composto pela série dos dez cordões ou fios paralelos. Cada fio com sua respectiva fileira de bolas representa uma casa decimal: unidades, dezenas, centenas, milhares, etc. As operações são efetuadas mudando-se a posição de algumas bolas em relação as outras e, através de uma complexa manipulação, pode-se inclusive extrair raízes
.


Ábaco Babilônio


Os babilônios já utilizavam este ábaco por volta de 2700-2300 a. C, provavelmente o primeiro.

Já era utilizado para fazer operações e subtração com sistema numérico sexagesimal (base 60). Precisavam ter muitos símbolos próprios para cada uma das potências de uma base numeral (Ex.; símbolos diferentes para dez, cem, mil, etc.) o que dificulta os cálculos.

Ábaco Egípcio


O uso do ábaco no antigo Egito é mencionado pelo historiador grego Crabertotous, que escreve sobre a maneira do uso de discos (ábacos) pelos egípcios,

Era oposto  na direção quando comparada com o método grego.

Ábaco Grego

O ábaco mais velho descoberto em 1946 era feito de mármore de 149 cm, 75 cm de largura e de 4,5 cm de espessura, Estes eram feitos de madeira ou mármore com linhas paralelas pintadas ou vazadas.

Com cinco grupos de marcação era um dispositivo com objetivo de facilitar cálculos matemáticos que seriam complexos para se fazer mentalmente, onde se deslocavam as contas, eram chamados pelos gregos de abakion.

Ábaco Indiano

Ele é conhecido também como ábaco de pinos, no século V já gravavam os resultados do ábaco.

Nesse ábaco, cada pino equivale a uma posição no sistema de numeração, sendo que o primeiro, da direita para a esquerda representa a unidade, e os próximos representam à dezena, a centena, a unidade de milhar e assim por diante.




Ábaco Chinês




O registo mais antigo que se conhece é um esboço presente num livro da dinastia Yuan (século XIV). O seu nome em Mandarim é "Suan Pan" que significa "prato de cálculo".

O ábaco chinês tem 2 contas em cada vareta de cima e 5 nas varetas de baixo razão pela qual este tipo de ábaco é referido como  ábaco 2/5. O ábaco 2/5 sobreviveu sem qualquer alteração até 1850, altura em que aparece oábaco do tipo 1/5,  mais fácil e rápido. Os modelos 1/5 são raros hoje em dia, e os 2/5 são raros fora da China exceto nas suas comunidades espalhadas pelo mundo.


Ábaco Japonês

Por volta de 1600 D.C., os japoneses adotaram uma evolução do ábaco chinês 1/5 e chamado de Soroban. O ábaco do tipo 1/4, o preferido e ainda hoje fabricado no Japão, surgiu por volta de 1930.

Adaptaram o ábaco uma vez que utilizam o sistema decimal 1/5 para o ábaco ¼, sendo assim é possível obter os valores entre 0 e 9(obtendo dez valores possíveis, em cada coluna. O ábaco japonês possui em cada coluna cinco pedras chamadas contas. A primeira conta de cada coluna, localizada na parte superior, representa o número cinco enquanto as quatros contas inferiores representam uma unidade cada uma. Passando por significativas mudanças até a configuração atual, é utilizado para cálculos complexos de adição, subtração, multiplicação, divisão e raiz quadrada.


Ábaco Asteca

De acordo com investigações recentes, ó ábaco Asteca (Nepohualtzitzin), terá surgido entre 900-1000 D.C.As contas eram feitas de grãos milho atravessados por cordéis montados numa armação de madeira.
Este ábaco é composto por 7 linhas e 13 colunas. Os números 7 e 13 são números muito importantes na civilização asteca número 7 é sagrado, o número 13 corresponde  à contagem do tempo em períodos de 13 dias.


Ábaco Russo

O ábaco russo, inventado no século XVII, estava em uso em todas as lojas e mercados de toda a antiga União Soviética, e o uso do ábaco era ensinado em todas as escolas até aos anos 90. Ainda hoje é utilizado mais também se faz uso de novas tecnologias.

Durante a manipulação, as bolas são movidas para a direita. Para mais fácil visualização, as duas bolas do meio de cada corda (a 5ª e a 6ª; no caso da corda excepção, a 3ª e a 4ª) costumam estar com cores diferentes das outras oito seu desenho é baseado na fisionomia das mãos humanas.

Ábaco Maia ou Quipu


       Surgiu em 1800 D.C.

Era feito com cordas de lã ou de algodão com nós representando as unidades, dezenas e assim por diante.
Usado para contas e registros de números.
 Ábaco escolar
.

Utilizado atualmente no âmbito escolar como uma ajuda ao ensino do sistema numérico e da aritmética. Os alunos podem aprender a usar o ábaco para contar e registrar quantidades

Baseado no nosso sistema de numeração com base 10 cada bola e cada fio têm exatamente o mesmo valor e, utilizado desta maneira, pode ser utilizado para representar números acima de 100.