Tema: O dia da Feira de frutas
Turma: 5°
ano
Objetivo: que
os alunos possam aprender e entender os cálculos matemáticos no dia a dia
Sensibilização:
O
professor irá iniciar o assunto perguntando sobre quem gosta de frutas
questionando os mesmos sobre a importância de consumi-las, mostrando um video
disponível em http://www.youtube.com/watch?v=6I1Ikfk149Y
Interdisplinaridade:
O
professor assim trabalhará Matemática com gráficos, contas de Adição, Subtração,
multiplicação e divisão, Artes confeccionando as frutas com os materiais recicláveis
trabalhando o conceito de sustentabilidade, Língua Portuguesa a parte oral e
escrita.
Tempo estimulado: Três
dias de aula
Material
necessário:
Cartolinas, papel sulfite, jornais, dinheirinho,
tinta guache, pinceis, lápis de cor, tesoura, cola, cola quente,
EVAs, barbante, cola colorida, jornais, palitos de churrasco, caixas de sapato,
material impresso, lousa, giz, frutas, uma saladeira grande copos e colheres descartáveis,
DVD, TV, cd.
Desenvolvimento:
Após
estimular o aluno a atividade que será desenvolvida, vamos à feira, com todo
material já confeccionado pelos alunos nas aulas anteriores.
1- Montaremos
as barracas das frutas;
2- A
turma será dividida dois grupos produtivos;
Os nomes de cada grupo serão
anotados pelo professor;
Os grupos que farão a compra
receberão uma sacola que fora confeccionada por eles anteriormente;
Um grupo no primeiro momento será vendedores
e receberá uma quantia monetária para troco;
O outro grupo de consumidores
também receberá uma quantia monetária para realizar as compras;
Depois se fará a troca quem comprou
vende , quem vendeu compra.
3- Quando
todos tiverem feito as suas compras, no caderno irão anotar a quantidade de frutas que compraram e quanto gastaram, o que
lhes restou.
4- Como temos na lousa o nome de todos os
integrantes dos grupos pegaremos o resultado de cada um. Ex: Agora faremos a
soma de quanto cada grupo comprou o grupo A, o grupo B, propondo várias
situações que envolvam este processo matemático de forma prazerosa, como e se tirarmos só as maças do grupo A quanto fica
e colocarmos a do grupo B e em dinheiro
quanto teríamos de pagar a mais, ou em valores quanto gastaríamos a mais
comprando todas, criando situações de acordo com o entendimento da turma atividades
de divisão e multiplicação também;
5- Criar um
gráfico com eles qual fruta mais gostam e ver qual fruta vence trabalhando
também a escrita a fala.
6- No
final da aula o professor fará uma salada de frutas para que todos degustem.
Avaliação:
Os
alunos serão avaliados durante a aula com os resultados de suas compras tanto
no conceito da matemática como em artes, na sua fala com os amigos e na
escrita.
I