Educateca

Educateca Lugar de Aprender

Iniciamos este Blog com o objetivo de ressaltar a importância da matemática na educação das crianças.
Este blog tem como função a realização da ATPS da disciplina de metodologia da matemática sob orientação do Professor Cristian na Faculdade Anhanguera de Guarulhos.
Alunos:
Amanda de Farias Mendes RA: 3207566686
Marluce Angélica Dias de Oliveira RA: 3207566708
Renan Procópio RA: 3226022131
Rosemeire Lopes Cavalcanti RA: 3207510648

Aprendendo Matematica no Dia a Dia (Plano de Aula)



Tema: O dia da Feira de frutas
Turma: 5° ano

Objetivo: que os alunos possam aprender e entender os cálculos matemáticos no dia a dia

Sensibilização:
O professor irá iniciar o assunto perguntando sobre quem gosta de frutas questionando os mesmos sobre a importância de consumi-las, mostrando um video disponível em http://www.youtube.com/watch?v=6I1Ikfk149Y

 Interdisplinaridade:

O professor assim trabalhará Matemática com gráficos, contas de Adição, Subtração, multiplicação e divisão, Artes confeccionando as frutas com os materiais recicláveis trabalhando o conceito de sustentabilidade, Língua Portuguesa a parte oral e escrita.

Tempo estimulado: Três dias de aula

Material necessário:
Cartolinas, papel sulfite, jornais, dinheirinho, tinta guache, pinceis, lápis de cor, tesoura, cola, cola quente, EVAs, barbante, cola colorida, jornais, palitos de churrasco, caixas de sapato, material impresso, lousa, giz, frutas, uma saladeira grande copos e colheres descartáveis, DVD, TV, cd.

Desenvolvimento:
Após estimular o aluno a atividade que será desenvolvida, vamos à feira, com todo material já confeccionado pelos alunos nas aulas anteriores.

1-      Montaremos as barracas das frutas;
2-      A turma será dividida dois grupos produtivos;
Os nomes de cada grupo serão anotados pelo professor;
Os grupos que farão a compra receberão uma sacola que fora confeccionada por eles anteriormente;
Um grupo no primeiro momento será vendedores e receberá uma quantia monetária para troco;
O outro grupo de consumidores também receberá uma quantia monetária para realizar as compras;
Depois se fará a troca quem comprou vende , quem vendeu compra.
3-      Quando todos tiverem feito as suas compras, no caderno irão anotar a quantidade de  frutas que compraram e quanto gastaram, o que lhes restou.
4-       Como temos na lousa o nome de todos os integrantes dos grupos pegaremos o resultado de cada um. Ex: Agora faremos a soma de quanto cada grupo comprou o grupo A, o grupo B, propondo várias situações que envolvam este processo matemático de forma prazerosa, como e  se tirarmos só as maças do grupo A quanto fica e  colocarmos a do grupo B e em dinheiro quanto teríamos de pagar a mais, ou em valores quanto gastaríamos a mais comprando todas, criando situações de acordo com o entendimento da turma atividades de  divisão e multiplicação também;
5-      Criar um gráfico com eles qual fruta mais gostam e ver qual fruta vence trabalhando também a escrita a fala.
6-      No final da aula o professor fará uma salada de frutas para que todos degustem.

  Avaliação:
 Os alunos serão avaliados durante a aula com os resultados de suas compras tanto no conceito da matemática como em artes, na sua fala com os amigos e na escrita.

I