Educateca

Educateca Lugar de Aprender

Iniciamos este Blog com o objetivo de ressaltar a importância da matemática na educação das crianças.
Este blog tem como função a realização da ATPS da disciplina de metodologia da matemática sob orientação do Professor Cristian na Faculdade Anhanguera de Guarulhos.
Alunos:
Amanda de Farias Mendes RA: 3207566686
Marluce Angélica Dias de Oliveira RA: 3207566708
Renan Procópio RA: 3226022131
Rosemeire Lopes Cavalcanti RA: 3207510648

As diferentes formas de registrar os cálculos e técnicas operatórias

As diferentes formas de registrar os cálculos e técnicas operatórias
     Existem inúmeras formas de registrar os cálculos e diversas técnicas operatórias. Para Oscar Guilli, autor do livro “A invenção dos números”, os números naturais tiveram origem no Egito, devido ao grande crescimento do país, com a construção de várias pirâmides, era necessário utilizar os cálculos, para isso utilizavam ( pedras, nós ou riscos em ossos ).
         O sistema de numeração egípcio era baseado em sete números – chaves:

·        1
·        10
·        100
·        1000
·        10 000
·        100 000
·        1000 000


    Para o autor, os romanos aperfeiçoaram o número, de forma que não utilizavam mais símbolos e sim as próprias letras do alfabeto. Dessa forma, surgiram os números romanos.
   Os cálculos dos Romanos eram baseados na adição e na subtração. Com o passar do tempo as técnicas foram se aperfeiçoando e foram os árabes que utilizando a descoberta dos hindus, desenvolveram o sistema de numeração decimal que ficou conhecido como indu-arábico.

            0 1 2 3 4 5 6 7 8 9

  Para Georges Ifrah, autor do livro “Os números- a história de uma grande invenção”, tudo começou por correspondência um a um ou correspondência biunívoca, método que é utilizado por qualquer ser humano para poder comparar com mais facilidade um conjunto de objetos ou seres que possua, dessa forma também, é possível juntar vários números sem ter que contar e nem nomear os objetos envolvidos.
     
   Dessa maneira durante muitos anos, o homem pode contar sem saber o que é um número abstrato. A contagem é exclusiva do ser humano e está ligada a mente.
  
   Foi graças aos dez dedos que o ser humano conseguiu contar, e até hoje os nossos alunos aprendem a contar com os dedos, geralmente a primeira coisa que fazem é mostrar a idade com os dedos.





A importância do cálculo mental para a construção do conceito de número
  Hoje em dia o cálculo mental é um recurso muito importante, esses cálculos podem ser feitos com dinheiro, tempo, etc. Para a criança ele é um elemento chave que a deixa segura e confiante.
  
 Utilizamos o cálculo mental no nosso cotidiano, através dele conseguimos realizar muitas coisas que necessitam dos números.
   
  Por isso, é importante exercitar isso na criança, porque com o cálculo mental conseguimos resolver problemas do dia-a-dia, sem ao menos pegar um lápis ou utilizar uma calculadora.